DESCRIÇÃO: A Trilha da Bica como o próprio nome sugere, conduz o visitante até uma bica du0027água teve seu percurso original modificado devido à necessidade de recuperação de trechos com processos erosivos.
O Parque Ecológico da Gruta de Santa Luzia foi criado em 1975, com jardins projetados pelo renomado paisagista Burle Marx, que se inspirou no bosque de Konstanza, situado na fronteira entre a França e a Suíça. O local abriga várias nascentes, inclusive a do rio Tamanduateí, despoluída recentemente pela Prefeitura e Foz do Brasil. No local podem ser vistos pequenos peixes, conhecidos como guaruzinhos e pitus.
As nascentes estão localizadas em Áreas de Proteção Ambiental (APAs), protegidas por lei federal, cercadas de Mata Atlântica, portanto, se trata de Área Especial de Interesse Ambiental (AEIA).
No Parque da Gruta, os visitantes encontram animais silvestres, lagos e trilhas, além de áreas para a prática de exercícios, corrida e caminhada e locais para descanso e descontração.
O Parque está localizado à rua Luzia da Silva Itabaiana, 101, na altura da avenida Barão de Mauá, 5.600, entre o Jardim Itapeva e Jardim Adelina. O telefone é 4578-5711.
O Parque Guapituba, cujo nome oficial é Parque Ecológico Alfredo Klinkert Júnior, foi inaugurado em 1996 em área de proteção ambiental, já que guarda diversos espécimes de Mata Atlântica. Tem uma área de 536.760 m², às margens da avenida Capitão João, 3220, em frente à Estação de Trem do Jardim Guapituba, na linha D, que liga a Capital à vila histórica de Paranapiacaba.
No local, se encontram antigas moradias, jardins, pomares, pedreiras e lagoas, além de animais silvestres. Há pistas de caminhada, rotas monitoradas, teatro aberto, áreas de exercícios e recreação. Outra atração é a Casa Central com exposição de objetos que guardam várias histórias da cidade. Fonte: https://www.maua.sp.gov.br/Not.aspx?NoticiaID=2281
Criado em 1993 nos municípios de Caieira e Franco da Rocha, na Grande São Paulo, o Parque Estadual do Juquery possui uma área de quase 2 mil hectares e preserva o último fragmento de cerrado da região Metropolitana de São Paulo. O símbolo do Parque é a seriema, ave típica do cerrado que os visitantes podem facilmente avistar do Ovo da Pata, elevação impressionante e maior atrativo do parque. Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/parques-e-reservas-naturais/parque-estadual-do-juquery/
Este foi o primeiro núcleo do Parque a ser aberto ao público, em 1989. Seu grande destaque é a Pedra Grande, um afloramento rochoso de granito, mirante natural com aproximadamente 1.010 m de altitude, que possibilita a vista panorâmica de parte da cidade de São Paulo. Pode-se chegar ao mirante por meio de dois acessos: pela Trilha da Pedra Grande, a partir da entrada do núcleo, e pela Trilha da Suçuarana, a partir do núcleo Águas Claras. O Museu da Pedra Grande é outro atrativo, complementar à Pedra Grande. Foi inaugurado em 1971 e abriga uma maquete do parque de 1937. Há ainda o Bosque, área de lazer, descanso, relaxamento e piquenique; como também as trilhas de interpretação da natureza. Estas últimas garantem lindo cenário e permitem o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental voltadas tanto ao público geral, quanto ao público escolar.
ATENÇÃO: Não é permitido o uso de drones nas dependências do Parque Estadual Cantareira.
Horários por modalidade: Horário PEDESTRE 08h às 13h – Acesso Permanência no Mirante – 14h
Horário CICLOTURISMO (Novo Horário) 15h às 16h – Acesso Permanência – Até as 17h
Cicloturismo: Uso obrigatório de capacete para a prática de ciclismo (portaria FF/DE 183/2013 e ABNT NBR 15.509-1 – 2019).
O Parque Estadual do Jaraguá abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da Região Metropolitana de São Paulo. Antiga fazenda do ciclo do ouro, sua área foi adquirida pelo governo estadual em 1940 e transformada em parque estadual em 1961, com o objetivo de proteger os recursos naturais da região, incentivar a pesquisa e promover a educação ambiental. Em 1994, foi considerado pela UNESCO um Patrimônio da Humanidade, integrante da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo. A palavra Jaraguá vem do tupi e significa “Senhor dos Vales”, evidente em sua característica mais marcante, o Pico do Jaraguá, com altitude de 1.135 metros, que pode ser visualizado de várias partes da cidade. Isso qualifica o Parque como atrativo natural único da cidade de São Paulo. Nas trilhas da unidade, é possível observar espécimes nativos de flora e fauna, como guapuruvus, ipês-amarelos, paus-d’alho, paineiras, palmitos-juçara, macacos-prego, tucanos-do-bico-verde, bichos-preguiça, pica-paus.
ATENÇÃO: Não é permitido o uso de drones nas dependências do Parque Estadual Jaraguá.
Medidas atualizadas de reabertura com o avanço do Plano SP:
Horários por modalidade: Estrada Turística do Jaraguá: 07h00 às 16h00 – CICLISTAS¹ 07h00 às 16h00 – PEDESTRES¹ 10h00 às 16h00 – VEÍCULOS² (DIAS ÚTEIS) 12h00 às 16h00 – VEÍCULOS² (FERIADOS E FINAIS DE SEMANA) 1 – Pedestres e Ciclistas: Será concedido estacionamento mediante a disponibilidade de vagas, para a prática de suas atividades nos horários descritos. 2 –Veículos: Será permitido a subida pela Estrada Turística do Jaraguá até o mirante nos horários descritos (Portaria FF/DE 294/2018).
Cicloturismo: Uso obrigatório de capacete para a prática de ciclismo (portaria FF/DE 183/2013 e ABNT NBR 15.509-1 – 2019).
Atrativos Liberados: Estada Turística do Jaraguá, Pico do Jaraguá, Trilha do Silêncio, Trilha da Bica, Trilha do Pai Zé, Lago e Playground.
Atrativos Interditados: Churrasqueiras e quadra poliesportiva.
O acesso ao parque se dará pela Portaria 2 (Estrada Turística do Jaraguá).
A capacidade de carga diária do PE Jaraguá durante a fase verde do Plano SP é de 3400 visitantes por dia*. * A carga não é rotativa, dessa forma, ao se atingir o limite de visitantes, a entrada será suspensa, sendo retomada as atividades no dia seguinte.
Município: SÃO PAULO
Endereço de Visitação: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539