PARQUE CIDADE DE TORONTO


Parque Cidade de Toronto

Avenida Cardeal Motta, 84 – Pirituba
Inaugurado em 01/07/1992
Subprefeitura de Pirituba/Jaraguá
Área: 109.100 m²
Aberto diariamente das 6h às 18h
Telefone: (11) 3834-2176

INFRAESTRUTURA

Churrasqueiras, quiosque, palco, aparelhos de ginástica, pista de Cooper, paraciclo, sanitários, playground com brinquedos típicos canadenses, quadras poliesportivas, lago com ponte de madeira para contemplação; acessibilidade para pessoas com deficiência nos banheiros e equipamentos de ginástica. Mantém atividade de Bosque da Leitura, sob a responsabilidade do dryot fr supervisão de bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura. A atividade acontece aos domingos, das 10h às 16h.

PARTICULARIDADES

O parque é resultado do programa de intercâmbio profissional criado em 1987 pelas prefeituras de São Paulo e de Toronto, no Canadá, coordenado pela Secretaria de Planejamento (SEMPLA). A área escolhida para sua implantação está próxima da Rodovia dos Bandeirantes, atendendo vários bairros da região de Pirituba. Trata-se de um remanescente do loteamento “City América”, rico em brejos e com um lago.

Essa peculiaridade define a presença de uma FAUNA com morada e hábitos específicos desse ecossistema. Há registro de 146 espécies, incluindo insetos (borboletas), peixes (tuvira e acará), répteis (cágado pescoço de cobra, cobras d´água), anfíbios (sapo-cururu e rã-cachorro), mamíferos (preá e furão) e 112 aves. Dentre elas, frangos-d’água, martins-pescadores, socós, biguás, biguatingas, garças, carão, pernilongos, irerês e marrecas-caneleiras compõem as aves aquáticas. Anus, almas-de-gato, beija-flores, pica-paus, sanhaços, sabiás, papa-moscas e pitiguaris fazem parte das aves que preferem áreas abertas e bosqueadas. Há registros surpreendentes, como do gavião-pato, do colhereiro e das inusitadas aparições do flamingo-chileno, que por alguns dias descansa e se alimenta no lago. Durante a noite, nos meses quentes e úmidos, é possível escutar os “latidos” da rã-cachorro, que recebe esse nome devido à sua vocalização.

A vegetação é composta predominantemente por brejo, bosque com espécies que caracterizam a paisagem canadense, áreas ajardinadas, além de reflorestamento com espécies nativas de Mata Atlântica. Destacam-se na FLORA: cabreúva (Myroxylon peruiferum), capim-dos-pampas (Cortaderia selloana), chico-pires (Leucochloron incuriale), eucalipto-limão (Corymbia citriodora), ingá-banana (Inga vera subsp. affinis), ingá-bugio (Inga vulpina), ingá-doce (Inga edulis), jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia), jerivá (Syagrus romanzoffiana), liquidâmbar (Liquidambar styraciflua), mirindiba-rosa (Lafoensia glyptocarpa), paineira (Ceiba speciosa), pau-ferro (Libidibia ferrea var. leiostachya), pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha), plátano-de-londres (Platanus acerifolia), suinã (Erythrina speciosa) e sabão-de-soldado (Sapindus saponaria). Já foram registradas 86 espécies, das quais estão ameaçadas de extinção: palmito-jussara (Euterpe edulis) e pau-brasil (Paubrasilia echinata). Inventário de flora 2021.

O BAIRRO
Ao norte da cidade, a região que abrange os distritos de Pirituba, Jaraguá e São Domingos tem uma população de aproximadamente 437,5 mil habitantes, em uma área de 54,7 km². Sua origem é registrada no século XIX a partir da existência de grandes fazendas de café, de propriedade de figuras importantes, como o médico Luiz Pereira Barreto e o brigadeiro Tobias. Juntos, tiveram força política para atrair uma estação ferroviária, visando o escoamento da produção cafeeira até o porto de Santos.
O nome Pirituba vem do tupi e é o resultado da palavra “piri” (vegetação de brejo) com o aumentativo “tuba” (“muito”). A inauguração da Estação de Trem ocorreu em 01 de fevereiro de 1885. Com o sucessivo partilhamento de terras pelos herdeiros das fazendas, os loteamentos fizeram surgir os bairros próximos, como Vila Bonilha, Vila Zatt, Vila Maria Trindade, Vila Mirante e Jardim São José. Já o nome Jaraguá significa Gruta (ou Vale) do Senhor ou Senhor dos Vales. Abriga, além do pico, a estação de trem do Jaraguá aberta em 1891 com o nome original, Taipas, para só então ser alterado para Jaraguá.
Fonte: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_norte/index.php?p=5740


Que tal se inscrever no meu Canal : https://www.youtube.com/channel/UCZoFD_PKyLbqlkjlhjnSB0w?sub_confirmation=1


Veja mais vídeos no Canal : https://www.youtube.com/channel/UCZoFD_PKyLbqlkjlhjnSB0w


Minha parceria com Amazon : https://bityli.com/KTuCn


Minha parceria com o Magazine Luiza : https://www.magazinevoce.com.br/magazineedsoncavalcante/


Siga-me no Twitter: https://twitter.com/edsoncavalcante

Parque São Domingos

Rua Pedro Sernagiotti, 125 – Pirituba
Inaugurado em 13/02/2008
Subprefeitura de Pirituba/Jaraguá
Área: 80.000 m²
Diariamente das 7h às 18hTelefone: (11) 3831-7083

Parque São Domingos em Fotos – São Paulo

INFRAESTRUTURA
Pista de Caminhada, trilhas, lago, campo de futebol, quadras poliesportivas, playground, churrasqueiras e bosque. Sanitários, rampa de acesso ao parque e áreas de circulação acessíveis.

PARTICULARIDADES
Inaugurado em 1982 em área remanescente de um plano de arruamento aprovado pela Prefeitura, que era anteriormente utilizada como campo de futebol por um time local. Localizado em área de encosta, com topografia acidentada, nascentes e lago, o parque destaca-se pelos passeios e áreas de descanso em meio à mata, e também pelas atividades esportivas no campo de futebol e quadras.

Sua vegetação é composta áreas ajardinadas e bosques heterogêneos. Destaques da FLORA: alfeneiro (Ligustrum lucidum), angico (Anadenanthera colubrina), eucalipto-limão (Corymbia citriodora), faveira (Peltophorum dubium), figueira-benjamim (Ficus benjamina), grevílea-gigante (Grevillea robusta), guapuruvu (Schizolobium parahyba), jacarandá-paulista (Machaerium villosum), jequitibá (Cariniana estrellensis), mirindiba-rosa (Lafoensia glyptocarpa), pau-ferro (Libidibia ferrea var. leiostachya), samambaiaçu (Cyathea delgadii) e tipuana (Tipuana tipu). Já foram registradas 161 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: cedro (Cedrela fissilis), palmito-jussara (Euterpe edulis), pau-brasil (Paubrasilia echinata) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). Inventário de flora 2021.

Foram identificadas 33 espécies de FAUNA, sendo dois insetos, dois peixes (lebiste e tilápia), um mamífero (gambá-de-orelha-preta) e 27 aves. Tico-tico, rolinha, bem-te-vi, beija-flor-tesoura, pitiguari, saí-canário, sabiá-laranjeira e sabiá-poca são aves facilmente encontradas no parque. Outras aves são migratórias e aparecem apenas na primavera e no verão, como o suiriri. Além disso, há a ocorrência de duas espécies endêmicas de Mata Atlântica, o periquito-rico e o picapauzinho-de-coleira. Durante a noite, é possível observar animais como a corujinha-do-mato e, com sorte, o mocho-diabo. Recentemente, foram relatadas inusitadas visitas do tucano-toco.

O BAIRRO
A região que abrange os distritos de Pirituba, Jaraguá e São Domingos origem no século XIX e se deve à existência de grandes fazendas de café, sendo as principais: a fazenda Barreto, de propriedade do médico resendense Luiz Pereira Barreto, a Fazenda do Brigadeiro Tobias e a Fazenda Jaraguá. Com grande influência política dos fazendeiros e a grande importância do café, construíram a estação para receber os carregamentos que se destinavam ao porto de Santos.

O Parque São Domingos tem sua origem nas fazendas do Coronel Anastácio de Freitas Trancoso, que cultivava cereais, café e chá. Com sua morte, em 1839, seus descendentes venderam as terras em 1856 ao Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar e à sua mulher, Domitila de Castro, a marquesa de Santos. Em 1917, a Companhia Armour do Brasil comprou as fazendas Anastácio e Capuava – e parte delas foi loteada, a partir de 1950, dando origem ao Parque São Domingos. O nome do bairro homenageia o santo católico, São Domingos Sávio.

CONSULTE AQUI O REGULAMENTO DO PARQUE

CONSELHO GESTOR
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo. Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA.

COMO CHEGAR?
958P/10 – Jardim Nardini / Itaim Bibi
8002/10 – Terminal Lapa / Term. Pirituba
+ informações: www.sptrans.com.br

Fonte: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/programacao/index.php?p=5770