Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França

Localização: Largo do Rosário, s/n – bairro: Penha

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França foi construída provavelmente no início do século XIX. De construção simples em taipa de pilão, possui apenas uma nave, capela-mor, galeria lateral e sacristia. Sua pobreza foi atestada em 1838 quando os pertences da capela foram inventariados. Nela existia apenas uma cruz de prata pesando duas libras. No final do século XIX, foram construídos a torre e o frontão e, data deste período, o seu estilo eclético com tendências ao classicismo. Internamente observam-se modestos retábulos e uma dependência onde são guardados ex-votos. Em 1920, à igreja foi acrescentado um anexo e, nos anos de 1962 e 1969, sofreu pequenas reformas.

Fonte: http://condephaat.sp.gov.br/benstombados/igreja-de-nossa-senhora-do-rosario-dos-homens-pretos/

Parque Jardim Felicidade

Parque Jardim Felicidade

Rua Laudelino Vieira de Campos, 265 – Jardim Felicidade
Inaugurado em 20/09/1990
Subprefeitura de Pirituba/Jaraguá
Área: 28.800 m²

Aberto diariamente das 7h às 18h
Telefone: (11) 3836-6786.

CONHEÇA E ACESSE o Plano Diretor deste Parque e também seus Anexos, que incluem:


INFRAESTRUTURA

Churrasqueira, campo de bocha, mesas para jogos, quadra de basquete, quadra de futebol de salão, quadra poliesportiva, playground, nascente e lago, sanitários acessíveis para pessoas com deficiência e mesas para piquenique. Possui área de contemplação.

PARTICULARIDADES

O parque teve participação ativa da comunidade desde a solicitação de sua criação até a definição de seu programa. Seu projeto foi elaborado respeitando a topografia natural do terreno e sua função principal foi proporcionar recreação e lazer para a população.

Peixes, cágados-de-pescoço-de-cobra e 47 espécies de aves compõem a FAUNA do parque. Dentre as aves, ressaltam-se as de fácil observação como socozinho, rolinha-roxa, periquito-rico, beija-flor-tesoura, joão-de-barro, ferreirinho-relógio, lavadeira-mascarada, risadinha, cambacica, sanhaçu-cinzento e bico-de-lacre. Destaque para a ocorrência da coruja mocho-diabo na área.

Vegetação com áreas ajardinadas e bosques e alamedas de ipês (Handroanthus heptaphyllus, H. impetiginosus e Tabebuia rosea) e palmeiras (Dictyosperma album, Dypsis madagascariensis e Syagrus romazoffiana). Destaques da FLORA (exemplares isolados): figueira-benjamim (Ficus benjamina), figueira-mata-pau (Ficus luschnathiana), flamboiã (Delonix regia), guapuruvu (Schizolobium parahyba), ingá-banana (Inga vera subsp. affinis), jambo-vermelho (Syzygium malaccense), pau-ferro (Libidibia ferrea var. leiostachya), pinange (Koelreuteria elegans), tipuana (Tipuana tipu) e washingtônia-do-sul (Washingtonia robusta).
Já foram registradas 102 espécies, das quais estão ameaçadas de extinção: pau-brasil (Paubrasilia echinata) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifoliaInventário de flora 2021.

O BAIRRO
A região que abrange os distritos de Pirituba, Jaraguá e São Domingos tem uma população de aproximadamente 437,5 mil habitantes, em uma área de 54,7 km². Está localizado na zona norte da cidade. Sua origem no século XIX deve-se à existência de grandes fazendas de café, sendo as principais: a fazenda Barreto, de propriedade do médico resendense Luiz Pereira Barreto, a Fazenda do brigadeiro Tobias e a Fazenda Jaraguá. Com grande influência política dos fazendeiros e a grande importância do café, construíram a estação para receber os carregamentos que se destinavam ao porto de Santos.

O nome de Pirituba é o resultado da palavra “piri”, que significa vegetação de brejo e com o aumentativo “tuba”, que na língua tupi significa “muito”. Pirituba tem como referência histórica a inauguração da Estação de Trem em 01 de fevereiro de 1885. Do desmembramento da Fazenda Barreto, após a morte do seu proprietário em 1922, e consequente partilha pelos herdeiros, as terras foram loteadas em duas etapas (em 1922 e em 1926), criando assim duas vilas. Somadas ao núcleo inicial que se desenvolveu ao lado da estação, deram origem ao bairro. Posteriormente, outras partes da Fazenda Barreto foram loteadas, dando lugar à formação de novas vilas, como a Vila Bonilha, Vila Zatt, Vila Maria Trindade, Vila Mirante e Jardim São José.

Jaraguá, na língua Tupi, significa “Gruta do Senhor”, “Guarda do Vale” ou “Senhor dos Vales”. Abriga, além do pico, a estação de trem do Jaraguá que foi aberta em 1891 com o nome de Taipas. Posteriormente teve o nome alterado para Jaraguá. As primeiras referências históricas da região datam do início do século XVI, quando Martim Afonso de Souza colheu informações sobre os recursos naturais e minerais da região.

CONSULTE AQUI O REGULAMENTO DO PARQUE

CONSELHO GESTOR
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo.
Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA.

COMO CHEGAR
CPTM – Estação Pirituba
Ônibus – 8100/10 – Terminal Lapa / Terminal Pirituba
+ informações: www.sptrans.com.br

Fonte: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_norte/index.php?p=47073