Parque da Água Branca

Criado em 1929, o Parque Doutor Fernando Costa, conhecido como Parque da Água Branca, fica na Zona Oeste da capital e tem 137 mil metros quadrados. Abriga atrações como o Museu Geológico e a Casa de Caboclo, uma réplica de residências da zona rural, o Aquário e o Relógio do Sol. O público da terceira idade tem equipamentos de ginástica disponíveis na Praça do Idoso e festas permanentes. O Parque possui Arena Hípica, Centro de Referência em Educação Ambiental e espaços para exposições e feiras.

Parque da Água Branca

Serviços e informações

Parque da Água Branca

Avenida Francisco Matarazzo, 455
Barra Funda – São Paulo – SP – CEP: 05001-900
(11) 3803-4200
Funcionamento: de segunda a segunda, das 6 às 20h Atendimento: de segunda a sexta, das 8 às 17h

Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/parques-e-reservas-naturais/parque-da-agua-branca/

Aparecida – Vamos caminhar

A história da cidade de Aparecida está diretamente ligada com a história da imagem da Padroeira, que deu origem a toda essa trajetória de fé e devoção. Preocupados em providenciar o jantar para o poderoso Conde de Assumar, de passagem pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica (atual Ouro Preto), onde iria assumir o cargo de Governador da Capitania das Minas Gerais, três pescadores retiraram com suas redes, do Rio Paraíba do Sul, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. A imagem que apareceu das águas ficou abrigada durante anos na casa de um dos pescadores, até que, em 1745, foi construída uma capela no Morro dos Coqueiros.

Mirante da Santa – Nossa Senhora Aparecida na cidade de Aparecida

Os frequentes relatos de milagres atribuídos à Santa fizeram com que fosse criada uma freguesia de Guaratinguetá, batizada de Aparecida. Devido à intensa peregrinação de fiéis, a capela foi ampliada e, em 1888, Nossa Senhora Aparecida e a Vila de Aparecida ganharam uma igreja maior, conhecida hoje como Basílica Velha ou Matriz Basílica. Em 1928, a Terra da Padroeira finalmente conseguiu sua emancipação de Guaratinguetá, e sua história de fé prosseguiu com a construção, em 1955, do Santuário Nacional, segunda maior basílica e maior santuário mariano do mundo.

Localizada no Vale do Paraíba, a meio caminho das duas maiores metrópoles do país, São Paulo e Rio de Janeiro, é cortada pela mais importante rodovia brasileira, a Via Dutra. Essa localização privilegiada facilita a acessibilidade ao município, tanto por transporte rodoviário quanto aéreo, devido à proximidade com as duas capitais, que detêm os maiores e mais movimentados aeroportos do Brasil. Destaque no cenário turístico do Brasil, Aparecida é conhecida como “Capital Mariana da Fé” e recebe anualmente mais de onze milhões de visitantes, se constituindo no maior centro de peregrinação religiosa da América Latina.

Mirante da Santa
Localizado no alto do morro da Rua Antônio Bittencourt da Costa,
com 17,6 metros de altura, é o maior monumento dedicado à Nossa
Senhora Aparecida em todo o mundo.
Existe mais de uma forma de chegar ao mirante, escolhi essa que é pouco
usada, em algum momento era usada por carro para chegar ao mirante, mas
com tempo sem uso ficou apenas acessível para pedestres.

Mirante da Santa

Veja a trilha : https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/trilha-do-mirante-da-santa-aparecida-86689594

Fonte: https://www.aparecida.sp.gov.br/portal/servicos/1004/historia-da-cidade/