Localizada no Distrito de Quatinga, com acesso pelo Caminho do Sal, tem aproximadamente 100 metros de altura, em granito encravado na Serra do Mar. Do seu topo podemos avistar todo o Litoral. O local é apropriado para prática de rapel.
Uma curiosidade é que todo mês de julho é realizada uma cerimônia japonesa em que se joga do topo da pedra os chamados Moti (bolinhos de arroz).
Pedra da Baleia – Jundiaí VOLTANDO DA PEDRA DA BALEIA – TRECHO 01 DA TRILHA – RETORNO PARA O ASFALTO. 20/11/2022
A Pedra da Baleia é uma Pedra que pelo seu formato lembra uma baleia colocaram olhos e uma saida para água . Fica situado entre as rodovias Anhanguera (SP-330) e Bandeirantes (SP-348). A Trilha tem trechos onde houve queimada e muitas pichações nas pedras. O brasileiro é um povo muito criativo, pelo menos a pedra lembra uma baleia e desenhado os olhos e a saída de água sobre a cabeça da pedra perfeito, apenas lamentar as pichações feitas na pedra e outras pedras próximas . Fiz o caminha saindo da estação de Jundiái de Trem da CPTM.
Veja a trilha no https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/trilha-pedra-da-baleia-118959402?utm_source=social&utm_medium=twitter.com&utm_campaign=badge
Parque da Aclimação Rua Muniz de Souza, 1.119 – Aclimação Inaugurado em 16/09/1939 – tombado em 05/10/1986 Subprefeitura da Sé Decreto em fase de regulamentação Aberto diariamente das 5h às 20h Área: 112.200 m² Telefone: (11) 3208-4042
Atenção para os horários de funcionamento nas festas de final de ano.
Fecha três horas antes do horário normal nos dias 24 e 31/12 Abre três horas depois nos dias 25/12 e 01/01.
Possui coleta de óleo de cozinha.
INFRAESTRUTURA Lago, concha acústica, jardim japonês com espelho d’água, aparelhos de ginástica (barras), pista para Cooper e caminhada, playgrounds infantis, espaço para piquenique, estares, paraciclo, campo de futebol e sanitários integram os equipamentos do parque, que abriga também a Biblioteca Temática de Meio Ambiente Raull Bopp (equipamento pertencente à Secretaria Municipal da Cultura). O espaço dispõe de rede wi-fi. Acessibilidade nos banheiros, entrada (por rampa) e áreas de circulação; cachorródromo. Há 4 vagas internas para pessoas com deficiência (mediante uso do cartão do DEFIS); as ruas do entorno dispõem de sistema zona azul diariamente, inclusive aos domingos.
O QUE É PROIBIDO: O regulamento interno do espaço proíbe o uso de bicicletas, patins e skate, bem como empinar pipas ou praticar esportes radiocontrolados. O uso de drones é proibido em todos os parques, conforme determinação da Aeronáutica;
PARTICULARIDADES Concebido no início do século XX por ordem de Carlos Botelho, então dono das terras, o espaço era dedicado à criação de gado e leiteria; Botelho também queria reproduzir um jardim europeu – o Jardin d’Acclimatation – e um zoológico (o primeiro da cidade). Da tradução do francês, surgiu o Jardim da Aclimação, segunda área verde oficial de São Paulo (a primeira foi o Jardim da Luz). Em 1986, foi oficializado o tombamento do parque pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT). O espaço mantém três esculturas de Arcângelo Ianelli: “Dança Brancos”, “O Retorno” e “Forma Corrompida”. COMO CHEGAR ?
ÔNIBUS:
274P/10 – Metrô Vila Mariana / Penha
408A-10 – Machado de Assis / Cardoso de Almeida (Trólebus)